O principal objetivo de um consultório é atender o paciente em sua necessidade de saúde, promovendo o bem-estar. Ao procurar uma especialidade clínica, ele está em um momento de vulnerabilidade, precisando de atenção e humanidade. E daí surge a questão sobre quais são os diferenciais que fazem com que ele procure o seu consultório. Estamos falando de diferenciais competitivos de mercado, uma vez que ele está cada vez mais concorrido.
Esta é uma questão que começa primeiro com uma análise de seu próprio consultório, nas suas potencialidades e em tudo que não está caminhando como deveria. São estes diferenciais competitivos que promovem a fidelização dos pacientes. Chega o momento de pensar em uma estratégia que seja voltada à satisfação dos pacientes. As experiências devem ser agradáveis e o atendimento de muita qualidade.
Quando planificamos tudo isso, logo chegamos à conclusão que as ações devem começar ainda no pré-atendimento. Ao não se limitar ao consultório, o paciente deve ter atenção desde que conhece o local através de divulgações, ser tratado com cordialidade quando agenda uma consulta e ter uma espera agradável pelo atendimento. Este trabalho deve ser compreendido por todos que trabalham no consultório.
Se a máxima que diz que “a primeira intenção é a que fica”, toda a equipe deve ser comunicativa e gentil no atendimento. O tipo de acolhimento que o seu consultório oferece para ele é um grande diferencial competitivo. Todos os funcionários devem agir em concordância, ou seja, dentro de um alto padrão de qualidade. Boas escolhas de treinamento são muito efetivas para que eles sempre desenvolvam o melhor de suas funções.
Outro diferencial importante a ser desenvolvido é o momento em que a pessoa entra em contato para fazer o agendamento da consulta. Pode parecer algo simples, mas este primeiro contato é importante para acolher ou afastar. Quanto mais pessoal e eficiente for o atendimento, mais os pacientes vão escolher o seu consultório. Nada de esperas intermináveis e atendimento mecânico, o tempo é de humanizar.
Para ganhar em agilidade no agendamento da consulta, uma boa ideia é contar com um sistema de operações integrado e inteligente. Nada de anotar os dados pessoais em papeis ou em diferentes documentos no computador. Contar com softwares que fazem a organização de todas estas informações, e com rapidez, é eficiente nestas horas.
Não deixe de investir nas relações interpessoais. Muitos consultórios erram por oferecer um atendimento mecanizado, sem envolvimento com o seu paciente. Uma ótima gestão de pessoas é aquela em que o médico e a equipe trabalham de forma integrada pelo melhor ao paciente que ali chega. O pensamento deve ser de agregar valor, agindo sempre com carisma e atenção.
O médico deve investir em consultas que sejam atenciosas e leves, que façam com que os pacientes falem sobre os seus sintomas. Agir de modo tranquilizado e firme, pois todas estas questões são pertinentes ao tratamento. Trocar experiências, apresentar outros resultados, incentivar a vida saudável, ser um agente motivador e acompanhar seu paciente durante todo o tratamento. Agir desta forma é se destacar dos demais e fazer com que seu consultório tenha um grande diferencial competitivo.
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