Não é só de consultas e atendimento médico, que um consultório é feito. A gestão administrativa por trás de todo o atendimento é crucial para o bom funcionamento da clínica. Tanto para os consultórios em fase de crescimento, quanto os já renomados, a administração financeira é primordial. É com ela que conseguimos organizar as receitas, os gastos mensais e diários, as contas bancárias, o pagamento dos funcionários, gerar gráficos, entre muitas outras funções. Para isso, um software para clínica pode ajudar nesse gerenciamento.
Através de automação desse controle e de algumas atividades maçantes, é possível, além de dimensionar o âmbito financeiro do consultório, melhorar o desempenho e, consequentemente, aprimorar os ganhos e investimentos em novas tecnologias e serviços.
Projetados para atender as demandas comuns às clínicas no dia a dia, os softwares para clínicas têm o objetivo de agilizar e dar um panorama sobre a realidade de diversas áreas do consultório, a fim de dinamizar ainda mais o serviço. Dentre as principais, o setor financeiro precisa de uma análise automatizada e de registros constantes para que os donos ou funcionários de clínicas médicas tenham o controle de todo o fluxo financeiro.
Uma das formas mais eficientes para reduzir custos e conseguir fazer uma previsão
financeira, é gerando relatórios sobre as transações financeiras da clínica.
Através da coleta de dados e movimentações, como o número de pacientes atendidos
no dia, o valor das consultas pagas e não pagas, os gastos com materiais, com os
benefícios e salários dos funcionários, entre outros, é possível gerar
relatórios de gestão que gerem análises de custos e ganhos do consultório.
Com isso, é possível avaliar e programar caminhos para reduzir os custos, se
necessário, ou até mesmo para decidir investir mais em alguma área da clínica ou
em equipamentos, por exemplo.
Além disso, com tais dados e outros como materiais adquiridos, demandas de produtos etc., é possível gerar estatísticas dos diferentes setores da empresa, como o estoque, por exemplo. Esse setor é fundamental para que o dinheiro recebido seja empregado corretamente e na quantidade adequada.
Através das estatísticas é possível fazer previsões sobre quando, quais e quanto de um determinado produto deve ser adquirido, a fim de que não haja gastos com produtos que ainda têm em estoque, e para que não se deixe faltar nenhum primordial para a rotina do consultório, como luvas, medicamentos, ferramentas médicas, itens de limpeza, de escritório etc.
Outra forma de prever gastos é prever a receita, mesmo que ela de fato ainda não tenha sido depositada em conta, como é o caso de consultas marcadas, mas que ainda não aconteceram de fato. Apesar de o valor ainda não ter entrado na conta do consultório, é preciso prever, mesmo que haja o risco da consulta ser remarcada, que este valor será depositado quando terminada a consulta. Através de um software para clínica, é possível segmentar a receita prevista, da já certa, permitindo um maior controle futuro do mês.
Se interessou por um software de gestão para a sua clínica? Acesse nosso site, confira nossos serviços e nos envie um formulário de contato: https://med.hexapp.com.br/.
Experimente Grátis agora, sem a necessidade de informar dados do cartão de crédito.