Uma boa administração de consultórios traz inúmeros benefícios que vão desde a consolidação dos serviços prestados até a maior adesão dos pacientes. Saber gerir o seu negócio se faz indispensável com o crescimento da concorrência entre profissionais da saúde. Para isso, há maneiras contundentes de ter uma administração eficiente no consultório.
Neste artigo iremos explorar este assunto, permitindo que seu negócio se destaque na área de atuação e vire referência no atendimento à saúde da população. Dessa forma, confira abaixo 6 dicas para ter uma administração eficiente no consultório, com métodos simples, rápidos e eficazes.
Os softwares de gestão de clínicas e consultórios médicos não são mais opcionais; tornaram-se obrigatórios para profissionais da saúde que desejam prestar um atendimento qualificado. Esse tipo de sistema online traz benefícios que abrangem desde a agenda até os prontuários do negócio.
Isso porque os softwares de gestão de clínicas são integrados, automatizados e cumprem funções que, manualmente, levariam muito mais tempo. Ganha-se em produtividade e rapidez para acessar as informações administrativas num só lugar.
O maior problema encontrado na administração de consultórios é uma agenda pouco funcional. Por isso é importante que você tenha o agendamento organizado, com horários definidos, e siga à risca seus horários de atendimento.
Tendo a agenda como prioridade (o software descrito acima pode te ajudar) fica mais fácil fazer a gestão de tempo dos profissionais do consultório, tornando menos onerosa a remarcação de consultas – e consequentemente problemas que abarcam o financeiro, os colaboradores (como secretárias), entre outros.
A administração é indissociável de uma comunicação efetiva. E nenhuma ferramenta é melhor para entender o que está travando a parte administrativa do seu consultório do que os feedbacks. Eles apontam problemas que, por si, o gestor do negócio não enxergará sozinho.
Profissionais da saúde, do atendimento, da limpeza e qualquer outro colaborador: dê liberdade para que eles apontem o que pode ser melhorado. Muitas vezes, as rotinas administrativas tornam-se mais eficientes ao receber o feedback de terceiros.
Quando não há regras e metas estabelecidas, administrar o consultório se torna difícil e oneroso. Por isso é preciso criar uma política interna dentro do negócio que delegue as funções de acordo com as atribuições de cada um.
Você não precisa ser o médico autoritário, dono de um consultório, cujo sucesso subiu à cabeça. Deixe isso na ficção, nos filmes e séries sobre o assunto. Seja um líder e mostre o caminho para todos os envolvidos dentro do empreendimento.
Grande parte dos problemas administrativos de qualquer empresa no Brasil, incluindo da área médica, provém de uma má gestão financeira. Olhar as finanças e acompanhar como está a saúde – literalmente – do seu negócio é uma forma eficiente de administrar.
Novamente um software de gestão pode te ajudar: ele centraliza processos, onde você ou o profissional qualificado podem cadastrar receitas e despesas. Também permite análise de como está o financeiro do negócio.
Fidelizar um paciente, muitas vezes, é mais vantajoso para seu consultório que uma rotação de pessoas a procura dos serviços médicos que presta. Um paciente que o tem como referência já possui os dados cadastrados no seu sistema, além de você conhecer seu perfil.
Por isso, a última e não menos valiosa dica para administrar seu consultório de forma eficiente é o relacionamento com os pacientes. Mande mensagens (por aplicativo, e-mail, SMS), lembrando das suas consultas, oferecendo consultas especiais com a agenda mais branda e facilitando, assim, o gerenciamento de pacientes.
Agora que você já conhece as melhores dicas para ter uma administração eficiente no seu consultório, que tal colocar isso na prática? Envie-nos um formulário de contato e saiba como a XAPP MD pode contribuir na gestão efetiva do seu negócio.
Experimente Grátis agora, sem a necessidade de informar dados do cartão de crédito.