Não adianta oferecer um ótimo atendimento médico ao seu paciente e ter um espaço sempre cheio se a gestão do seu consultório não for eficiente. As consequências podem ser a falta de captação de lucros como se deveria, trabalhos desnecessários e retrabalhos, perda de informações importantes e o não cumprimento de metas. Para auxiliar na gestão de seu consultório apresentamos sete dicas essenciais:
A secretária é uma das funções mais vitais dentro de um consultório médico. Afinal é ela que fará o contato com o paciente na marcação da consulta, na orientação sobre exames e na recepção dele no consultório. As suas muitas atribuições devem ser executadas com destreza e cordialidade, mas se não forem bem organizadas, acaba se perdendo. Procure sempre facilitar o seu serviço, aprimorando o seu trabalho.
Quando os procedimentos são feitos sem integração todo o atendimento pode acabar sendo pouco prático e nada eficiente. Ter um software que informatize as ações e reúna todas as informações é ganhar em agilidade e satisfação do paciente. Toda marcação e remarcação de consulta se torna facilitada quando se conta com uma solução informatizada.
Informatizar não significa colocar a pessoa para conversar com uma voz artificial quando ela faz contato com o consultório. Um dos maiores diferenciais em gestão atualmente é investir em relações humanizadas. Trabalhar com saúde é trabalhar com vidas, que naquele momento estão vulneráveis e necessitadas de atendimento.
Nada de ter muita movimentação de papeis dentro do consultório, porque o resultado é sempre a perda de informações importantes. Optar por soluções em nuvens de armazenamento de dados é dar um passo à frente em favor da qualidade da gestão. Informações em nuvens trazem segurança e podem ser acessadas de qualquer lugar, o que facilita e agiliza todo o trabalho. Chega de armários e gavetas!
Para que futuros pacientes conheçam o seu consultório é preciso investir em marketing de geração de leads. Toda esta estratégia de comunicação deve seguir atenda as características da especialidade médica que é exercida. Investir em mídias sociais é uma forma muito eficiente de se comunicar, porém, se o seu público for a terceira idade, por exemplo, talvez o melhor esteja em diversificar seu marketing.
Toda a equipe que trabalha junto com o médico no consultório precisa caminhar na mesma direção. Portanto, promover sempre treinamento e atualizações a ela é desenvolvê-los profissionalmente e pessoalmente. Assim, o atendimento prestado se torna mais eficiente, correto e cordial. O perfil destes profissionais tem que estar alinhado com os valores, missão e história do consultório.
Ao pensar na gestão do seu consultório, metas precisam ser estabelecidas ainda no início das suas atividades. Com objetivos sólidos e possíveis, todo o trabalho passa a ser investido em alcança-los. Somente desta forma, tudo o que foi planejado e sonhado pode ser realidade. Persiga as metas sem perder o foco, avalie como está o andamento delas e faça um controle inteligente.
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