Os estabelecimentos de saúde são indispensáveis para o país. Clínicas,
laboratórios, consultórios e hospitais ajudam a cuidar da saúde da população,
aumentando expectativa e qualidade de vida.
Porém, na ponta do lápis, um estabelecimento de saúde nada mais é do que uma
empresa como qualquer outra; por isso, a redução dos custos é algo que sempre
precisa ser preconizado. Neste texto, apresentaremos 5 táticas para aplicar na
sua clínica e reduzir os custos. Confira!
O prontuário é o documento que conta a história clínica do paciente. Não à toa, ele é de extrema importância, tendo inclusive aspectos legais relacionados ao seu uso e armazenamento. Entretanto, ainda há clínicas que utilizam prontuários de papel. Isso é um desperdício de dinheiro.
Os prontuários de papel precisam ser guardados por 20 anos fisicamente, o que ocupa espaço no imóvel da sua clínica, além de exigir constante manutenção e organização. Os riscos de perda, dano ou extravio são recorrentes. Por isso, o prontuário eletrônico, hoje em dia, é exigência para uma clínica reduzir custos.
A clínica é uma empresa e, como tal, movimenta dinheiro. São dívidas, recebimentos, salários, compras, faturamentos de guias e outras entradas e saídas de recursos. O gerenciamento deste capital precisa ser feito com eficiência a fim de evitar desperdício de dinheiro, o cumprimento de prazos e as decisões estratégias corretas para se investir ou poupar recursos.
Em clínicas grandes, o volume de dinheiro movimentado, bem como as entradas e saídas podem ser múltiplas. Uma gestão ineficiente destes recursos pode ter resultado desastroso para as finanças.
Corriqueiramente, as clínicas possuem um relacionamento de duas vias com as operadoras de plano de saúde. O relacionamento é bom quando o plano ajuda a clínica a conseguir mais pacientes, através de sua rede de atendimento. Porém, quando acontece uma glosa – o não pagamento de um serviço, consulta, exame ou produto médico – a relação azeda.
Por isso, o preenchimento padronizado eletronicamente das guias TISS dos planos de saúde ajuda a diminuir drasticamente a ocorrência de glosas por parte dos planos de saúde. É mais dinheiro entrando, é menos desperdício.
Muitas clínicas ainda apresentam um alto nível de absenteísmo, ou seja, de
pacientes que marcam horário mas faltam às consultas ou procedimentos. As razões
para isso podem ser várias: esquecimento, desorganização, desistência, entre
outros.
Isso acontece porque, muitas vezes, o processo de agendamento entre clínica e
paciente é confuso: pode haver incompreensão entre pacientes e secretários,
agendamentos por telefone que não geram lembretes, entre outros motivos.
O agendamento eletrônico facilita o trabalho dos funcionários da clínica, bem como esclarecem ao paciente o momento correto de ir à clínica, além de cruzar automaticamente as agendas dos médicos disponíveis. Resultado: mais consultas agendadas, pacientes menos ausentes. Menos custo e mais faturamento para o estabelecimento!
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